No dia 4 de maio, a professora encerrou as aulas do semestre, pedindo de cada um que fizessemos uma auto-avaliação sobre tudo que foi aprendido no decorrer das aulas.
Ela pediu que respondessemos um questionário, depois nos avaliassemos com uma nota de 0 a 10, e depois elaboramos um texto justificando a nota com tudo que foi aprendido nas aulas. Vou expor aqui a minha aprendizagem..
Durante o semestre pude aprender várias coisas, li, e aprendi tudo sobre uma boa comunicação,pois ela sob expor tudo da melhor maneira, usando slides, figuras, músicas, tudo de uma forma ampla. Pude aprender a falar correto, a ter uma boa postura, puder compartilhar tudo que aprendi e trocar várias informações com os meus colegas. Dei minha opnião, falei, reclamei, disse o que pensava e assim participei de todas as aulas, portanto essas aulas foram de total importância para meu aprendizado, agora pretendo colocar em prática para exercer meu papel de uma boa profissional. Porque em sala de aula eu pude expor todos os meus erros, e assim corrigi-los.
Um abraço e até mais..
Comércio Exterior 2011
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Carta Comercial
No dia 02 de maio, a professora nos ensinou a fazer uma carta comercial e colocamos aqui algumas dicas.!
*Podemos dizer que escrever bem é o mesmo que “falar no papel”, de maneira simples e organizada. Evite usar uma linguagem rebuscada ou expressões que você não usa no dia-a-dia. Evite usar palavras ou estilo excessivamente formais. Mas também não caia no outro extremo, sendo coloquial em excesso ou usando gírias
*Não repita a mesma palavra muitas vezes ao longo do texto. Ao escrever, evite usar o mesmo termo repetidamente. Use sinônimos adequados aos contextos
*Use uma linguagem que seja entendida por todos, evitando o uso de jargões. Ninguém é obrigado a saber o que é job, default, market share, data venia, barriga, downsizing ou press release. Sempre que puder, prefira escrever uma palavra portuguesa a um termo estrangeiro. Evita mal-entendidos e um pedantismo desnecessário
*Podemos dizer que escrever bem é o mesmo que “falar no papel”, de maneira simples e organizada. Evite usar uma linguagem rebuscada ou expressões que você não usa no dia-a-dia. Evite usar palavras ou estilo excessivamente formais. Mas também não caia no outro extremo, sendo coloquial em excesso ou usando gírias
*Não repita a mesma palavra muitas vezes ao longo do texto. Ao escrever, evite usar o mesmo termo repetidamente. Use sinônimos adequados aos contextos
*Use uma linguagem que seja entendida por todos, evitando o uso de jargões. Ninguém é obrigado a saber o que é job, default, market share, data venia, barriga, downsizing ou press release. Sempre que puder, prefira escrever uma palavra portuguesa a um termo estrangeiro. Evita mal-entendidos e um pedantismo desnecessário
Texto reflexivo
No dia 27 de abril, a professora nos apresentou um texto, que se tratava da parte mais importante e ao mesmo tempo pior parte do corpo. No texto o homem refere-se a lingua, dizendo nos que a lingua é a mais importante porque nos aproxima de quem mais gostamos, porque falamos coisas bonitas, ou seja nos une. E ao mesmo tempo ela é pior porque as pessoas usam ela para ferir, machucar, magoar e até mesmo matar a pessoa que mais amamos, então aquele quem nós mesmos aproximamos também o afastamos, usando apenas um instrumento. Então do mesmo jeito que usamos a lingua pra protestar, falar, reclamar, defender, também serve para dizer coisas bonitas assim como também serve para falar coisas horriveis. Aquilo que faz bem, também faz mal. Ela também nos faz aprimorar mais e mais nossos conhecimentos.
Slide e Atividade
No dia 11 de abril, a professora nos mostrou alguns slides sobre erros na escrita, coisas absurdas mais um tanto comum, coisas como a flôr-de-zíaco, quem não pediu pida, e etc..
Depois nos deu uma atividade para ser feita em casa. Tirou algumas dúvidas como por exemplo: Faz dois anos que não o vejo.. e não Fazem dois anos que não o vejo.!
Depois nos deu uma atividade para ser feita em casa. Tirou algumas dúvidas como por exemplo: Faz dois anos que não o vejo.. e não Fazem dois anos que não o vejo.!
Artigo de Opnião
No dia 30 de março a professora deu inicio a aula falando sobre Artigo de Opnião.
Ela nos ensinou regras básicas.
Usando essas regras o resto só praticando.
Ela nos ensinou regras básicas.
Usando essas regras o resto só praticando.
- Contextualização e/ou apresentação da questão que está sendo discutida.
- Explicitação do posicionamento da questão que está sendo discutida.
- Utilização de arguemntos para sustentar a posição assumida.
- Consideração d e posição contrária e antecipação de possivéis argumentos para sustentar a posição assumida.
- Utilização de argumentos que refutam a posição contrária.
- Retomada da posição assumida.
- Possibilidades de ne gociação
Interpretação de Músicas
14ª aula
23 de março de 2011
Neste dia a professora nos mostrou algumas músicas e nos ensinou a interpretá-las, a descobrir o real objetivo da música.
Ambas são histórias verídicas. A primeira música, é uma lamentação acompanhada de culpa, onde ele se pergunta porque Deus tirou da sua vida pessoas que ele amava, sua esposa e sua filha. A outra música fala de uma filha que foi embora, na qual ele amava muito e não deu tempo de haver despedida. As duas retratam uma grande perda.
23 de março de 2011
Neste dia a professora nos mostrou algumas músicas e nos ensinou a interpretá-las, a descobrir o real objetivo da música.
Flor de lis
Valei-me Deus
é o fim do nosso amor
Perdoa por favor
eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que
fez tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei
Será, talvez
que minha ilusão
Foi dar meu coração
com toda força pra essa moça
me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz
de uma flor de lis
E foi assim que eu vi
nosso amor na poeira, poeira
Morto na beleza fria de Maria
é o fim do nosso amor
Perdoa por favor
eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que
fez tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei
Será, talvez
que minha ilusão
Foi dar meu coração
com toda força pra essa moça
me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz
de uma flor de lis
E foi assim que eu vi
nosso amor na poeira, poeira
Morto na beleza fria de Maria
E o meu jardim da vida ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu
Gostava tanto de você
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou na minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou em minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você.
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você.
Ambas são histórias verídicas. A primeira música, é uma lamentação acompanhada de culpa, onde ele se pergunta porque Deus tirou da sua vida pessoas que ele amava, sua esposa e sua filha. A outra música fala de uma filha que foi embora, na qual ele amava muito e não deu tempo de haver despedida. As duas retratam uma grande perda.
Interpretar
13ª aula
21 de março de 2011
Nesta aula ela continuou algumas dicas para uma boa interpretação.
Devemos evitar repetições de palavras, de idéias e sons.
Exemplos de frases de comuniação:
21 de março de 2011
Nesta aula ela continuou algumas dicas para uma boa interpretação.
Devemos evitar repetições de palavras, de idéias e sons.
Exemplos de frases de comuniação:
"A vida etena busca
A vida é ter na busca
Ávida e terna busca"
Assinar:
Postagens (Atom)